SOBRE NÓS

Com sólida tradição madeireira, a família Scandian dedica-se à industrialização de madeiras desde a década de 70. Neste período acumulou notável experiência e tecnologia.

Industrializar madeiras com responsabilidade e racionalidade é a forma como a NOVOPISO respeita o meio ambiente. São utilizadas somente madeiras provenientes de áreas de manejo sustentável, com projetos aprovados pelas autoridades ambientais brasileiras. A empresa dispõe, também, de áreas florestais próprias para a colheita de madeiras nativas e reflorestadas com espécies regionais predominantes.

Em toda a indústria, a madeira é totalmente aproveitada, não havendo nenhum desperdício, mesmo dos resíduos que são aglomerados e transformados em briquetes para produção de energia.

A industrialização da madeira é um ramo muito sensível às questões ambientais. Desde o início de suas atividades, a Indústria NOVOPISO foi aliada e protetora do meio ambiente, fazendo o aproveitamento racional e completo das madeiras, sem destruição nem desperdícios. Foi assim que implantaram em suas propriedades com reservas florestais, programas de Manejo Florestal Sustentável e programas de reflorestamento.

O Manejo Florestal Sustentado tem como objetivo a perenização da floresta, ou “floresta para sempre”. É a administração da exploração florestal, que permite a utilização dos recursos naturais de forma planejada e dirigida, proporcionando à floresta as condições de recuperação cada vez melhor, tanto em qualidade quanto em quantidade. As técnicas de manejo florestal sustentável baseiam-se em atividades exploratórias seletivas de baixo impacto ambiental e assegurando as colheitas futuras.

O princípio do manejo é a extração de espécies selecionadas, de árvores cujo diâmetro e idade estejam dentro dos parâmetros da maturidade. Assim, com abertura de espaço e clareira de luz, é dada a oportunidade para que uma árvore mais jovem se desenvolva, num ciclo natural e indefinido. Os benefícios sociais do manejo florestal sustentado, além do desenvolvimento da conscientização ecológica das populações que habitam as regiões de florestas, decorrem das condições oferecidas aos habitantes locais: trabalho, saúde, educação e moradia. Assim, o manejo é o grande responsável pelo ecodesenvolvimento, cujas premissas básicas são: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.

De acordo com a legislação atual o manejo deve obedecer aos princípios “de conservação dos recursos naturais, preservação da estrutura da floresta e suas funções, manutenção da diversidade biológica e desenvolvimento sócio-econômico da região”.

Garantimos a qualidade de todos os nossos produtos. Entre em contato com nossos profissionais para obter orientações sobre os nossos produtos.

VER PRODUTOS

​Compromissados com o Meio Ambiente!